Olá escritor(a), aluno(a), colega, amigo(a) da Internet!

Deixa eu me apresentar e em seguida te contar de que forma posso ajudá-lo(a) a atingir suas ambições literárias de produção e aprendizado, novas vivências e experiências.

Mag Brusarosco

Eu sou escritora, roteirista, publicitária e professora.

Comando a Brainstorming Literária, sou Consultora de Narratologia na HardCover – The Storytelling Academy (www.vivendodeinventar.com.br). Trabalho especificamente com estruturação e desenvolvimento de obras literárias há quase cinco anos (embora pareça mais tempo pela imersão em cada trabalho); orgulho-me em dizer que já ajudei/contribuí para mais de 400 obras desenvolvidas e publicadas durante esse processo.

Coordenei várias antologias literárias e gostaria de citar três mais recentes: “O Último Grão de Areia” – Ed Lura 2019,  “Toda Forma de Amor” – Ed Lura 2019 e “Antologia Sombria” – Ed. Empíreo 2018.

Também fui finalista em 2019 na DMA Awards Grandes Histórias, nas categorias “Melhor Conto” e “Melhor Autora de Conto”.

Atualmente dedico parte do meu tempo trabalhando no livro técnico “Caráter do Personagem”, que aborda a temática de como um personagem consegue ser fixado na memória do leitor em uma obra ficcional. Além desse projeto, também desenvolvo uma obra de ficção feminista que trata de um tema tão recorrente em nossa sociedade contemporânea: o abuso sexual. Ambas estão previstas para publicação no segundo semestre de 2021.

Na vida pessoal, sou esposa e mãe de dois lindos garotos Kayke e Kayo, com quatro anos de diferença na idade, temperamentos opostos, mas idênticos na aparência

.

NO QUE POSSO TE AJUDAR

Meu trabalho funciona de várias maneiras. Basta você escolher ou sinalizar o tipo de ajuda mais adequada ao seu momento, seu projeto, às suas necessidades ou ao seu estilo de aprendizagem. Se você tiver dúvidas sobre isso, em um bate-papo rápido podemos identificar sua necessidade/motivações e achar um caminho adequado para atendê-las.

DEPOIMENTOS

Atividades desenvolvidas:

Projeto Oralidade e Escrita

As boas ideais surgem, mas o tempo escasso de alguns autores suprimem o desenvolvimento e concretização da história. Pensando nesse contexto o trabalho de Oralidade e Escrita laboreia não apenas a análise e estrutura da obra, mas a sua real alavancagem quando o autor discursa com facilidade, mas sente a fluidez na escrita atrapalhada.

Análise do discurso

Mesmo o escritor tendo uma excelente ideia, às vezes o emaranhado de palavras não permite que o leitor saboreie o gênero da leitura. Pensando nesse contexto o trabalho em coerência e coesão do texto é aprimorado, fazendo com que a obra tenha melhor entendimento e fluidez, mantendo-a adequada ao gênero.

Copidesque e auxílio no processo de reescrita

No copidesque existe autonomia para reescrever trechos confusos, incoerências nas informações divulgadas e resolver questões técnicas que o autor possa não ter visto no momento da escrita. Esse processo de reescrita, limpa o texto e torna-o mais claro e verossímil ao leitor, criando empatia e desejo de leitura.

Projeto Insight

A obra do autor se torna exercício de reestruturação onde ele aprenderá na prática como criar enredos sólidos com personagens marcantes. Cada etapa trabalhada com áudio aulas.
Originalidade da ideia, escaleta, capítulos comentados, ajustes pontuais no texto pela orientadora.

Analise Crítica

Essa análise identifica e indica na própria obra as oportunidades técnicas que, por ventura, passaram despercebidas na escrita; nela faço sugestões com exemplos para ajudar o escritor a entender como aplicá-la e porque pode potencializar a história.

Desenvolvimento de Storytelling

Estrutura de enredo-intriga, trama e argumento da história;
Blackground dos personagens – diálogos e postura;
Valor da obra / Premissa;
Agon / monomito;
Tônus – ajustes entre público leitor e gênero;

É muita coisa, não? Mas não fique assustado(a), ansioso(a) ou preocupado(a), pois cada uma das atividades e técnicas descritas acima será trabalhada gradativamente e de maneira prática dentro da obra que você está desenvolvendo ou quer desenvolver.