null

Bem-vindo(a) ao mundo encantado das Antologias.

Se não sabe o que é, eu explico: Antologia é um conjunto formado por diversas obras (aqui especificamente, literárias) que exploram uma mesma temática, período ou autoria.

O termo provém do grego ‘anthos’, que significa flor, e ‘lego’, o qual traz a conotação de escolher; assim resulta em ‘florilégio’ (palavra difícil). Ou seja, “coleção de flores”.

Nesses dois últimos séculos as Antologias conquistaram um status especial. Elas têm sido utilizadas como ferramenta pedagógica nas pesquisas sobre os livros nacionais, pois abrigam os textos mais importantes da literatura brasileira – a exemplo de “Os cem melhores contos brasileiros do século”, de curadoria de Ítalo Moriconi ou “As cem melhores crônicas brasileiras” de curadoria de Joaquim Ferreira dos Santos.

Leitor, você precisa conhecer urgentemente essas referências (caso não as conheça ainda).

E talvez, melhor do que ler Antologias e/ou participar de concursos literários na tentativa de ter sua história selecionada para publicação, é sentir a magia acontecer do outro lado. Sim, existe algo que acontece conosco quando estamos à frente da coordenação de uma

Antologia e eu já vivi o êxtase de dessa sensação algumas vezes. Como também fiquei entusiasmada ao ser convidada a participar.

Desta lista ao lado recebi convite para participar de “23 formas de morrer” e um livro colaborativo chamado “Vampiro”.

null

null

As demais, “Antologia Romântica: Toda Forma de Amor”, Ed Lura em parceria com a Hardcover The Storytelling Academy em 2019 e “Antologia Sombria” – Ed. Empíreo em parceria com a Hardcover The Storytelling Academy em 2018, coordenei. E foi maravilhoso ler, anotar, selecionar, pontuar, ler mais uma vez, fazer marcações para ajustes, apresentar as histórias selecionadas, defendê-las, e mais uma vez fazer a curadoria até chegar na quantidade e qualidade exatas para compor o livro produzido. Ainda neste semestre será publicada a Antologia “O último Grão de Areia”, Ed Lura em parceria com a Hardcover The Storytelling Academy – mais um projeto que tive a satisfação de coordenar.

 

Aguardem novidades em breve!